LOJA DE PNEUS EM PORTO ALEGRE

A Pneus Yokohama é uma grande companhia Japonesa que comercializa seus produtos no Brasil a mais de 20 anos. No Brasil você encontra produtos desta centenária  companhia na First Pneus Centro Automotivo. Se você quer saber sobre história ou esta procurando Pneus Yokohama em Curitiba e São José dos Pinhais, aqui é o lugar certo.

A Yokohama Rubber Company, Limited, foi fundada em 1917 em Yokohama. Fruto de um investimento conjunto da Yokohama Cable Manufacturing Company e a BFGoodrich. A sede da empresa Yokohama Rubber Company está localizada em Tóquio, Japão e possui fábricas e fábricas em Hiratsuka, Mie, Mishima, Shinshiro, Ibaraki, Onomichi e Nagano.  A companhia tem várias subsidiárias no exterior, incluindo a Yokohama Tire Corporation, que foi criada nos Estados Unidos em 1969, Yokohama Tire (Canadá) Inc .; Yokohama Tire Australia Pty., Ltd .; Yokohama Europe GmbH, Yokohama Tire Philippines, Inc .; Yokohama Tire Vietnam Inc .; Hangzhou Yokohama Tire Co., Ltd .; Yokohama Tire Manufacturing (Tailândia) Co., Ltd .; e Yokohama Rubber (Tailândia) Co., Ltd.

A preocupação ambiental esta presente na Yokohama. Em 1992 a Yokohama adotou um novo slogan corporativo “Excelência por natureza”. A Yokohama possui uma equipe abrangente de pesquisa e desenvolvimento que trabalha com desenvolvimento de materiais, design de produtos, testes e avaliação. A companhia tem centros pesquisa de ponta que contam com supercomputadores e separadores centrífugos de alta tecnologia. A Yokohama tem duas instalações de teste, o D-PARC e o T * MARY, que simulam diversos tipos de terreno. O D-PARC possui 20 tipos de superfícies rodoviárias para avaliação dos pneus. O T * MARY é um centro de teste para pneus de neve e desenvolvimento de pneus studless sob uma variedade de condições. Studless são pneus de neve sem pinos metálicos, que utilizam alta tecnologia para garantir segurança ao usuário.

A Yokohama produz pneus para carros de passageiros, caminhões e ônibus, caminhões leves, equipamentos de mineração e construção, veículos industriais e aeronaves, rodas de liga de alumínio e componentes relacionados ao automóvel.

Conheça mais sobre a História dos Pneus Yokohama em Curitiba e São José dos Pinhais

Década de 20 – O Inicio da Yokohama

A construção da primeira instalação de produção da empresa, a fábrica de Hiranuma, foi concluída em Hiranuma-cho, Yokohama. A fábrica começou a produzir cinturões, pneus e outros produtos. Os processos e equipamentos utilizados foram americanos. Em 1923 a planta de Hiranuma foi completamente destruída pelo grande terremoto de Kanto.

Em 1929 a construção da planta de Yokohama foi finalizada. No discurso de abertura da fabrica o presidente da companhia Suekichi Nakagawa apontou princípios para o novo conglomerado:

  • A produção é um serviço social.
  • Deve haver um compromisso básico para a entrega de produtos de qualidade incomparáveis ​​com os concorrentes.
  • A administração deve aderir aos princípios de equidade e consideração.
  • Uma empresa deve ter o menor número possível de funcionários e aproveitar ao máximo a produtividade das máquinas. Este é o grande segredo para melhorar a eficiência.
  • O sucesso ou o fracasso de uma empresa depende de quanto alguém está disposto a estudar e com quanta determinação, melhorar e crescer mutuamente.
  • Consequentemente, é preciso fazer um grande esforço.

 

Década de 30 – Os primeiros pneus produzidos

Em 1930 foi produzido o primeiro pneu na fábrica de Yokohama. Em 1933 lançou o pneu com flat-resistant  Golden Ply, pneu com melhor resistência a furos. No ano de 1937 o nome da marca registrada mudou de Goodrich para Yokohama. Lançou o pneu com desenho da banda de rodagem com esculturas em formato de Y, isso aumentou a durabilidade dos pneus.  No ano seguinte, 1938, fabricou os pneus da Mercedes Grosser utilizada pelo imperador Hirohito.

Década de 40 – A expansão

A década de 40 foi marcada pela expansão internacional da Yokohama. Em 1941 estabeleceu duas unidades na China a Koua Rubber Industry Co., Ltd., em Xangai e a Yifeng Rubber Ammunition Factory Co., Ltd, em Tianjin. Neste mesmo ano começou a produzir pneus para aviões da Marinha Japonesa, conhecidos como “Zero fighter”. Ainda na década de 40, em 1942 é oficializada a fábrica de borracha de Cingapura. Em 1945 a planta de Yokohama ficou inoperante devido a ataques da segunda guerra. No ano de 1946 foi estabelecida a planta de Mishima em Shizuoka.

Década de 50 – Nova Planta de Hiratsuka

Em 1952 a Companhia completou a Fase 1 da planta de Hiratsuka  em Kanagawa e iniciou a produção de cintas, pneus grandes e produtos de vinil. Também foi fechada a planta da cidade de Yokohama. Seguindo a tendência de avanços, em 1954 a Yokohama lança o Y-29, o primeiro pneu de neve do Japão. Em 1955 é a vez dos pneus sem câmara, foi lançado o HAMA SAFETY e HAMA LINER.  Já em 1959 fez um contrato de licenciamento de tecnologia com a Nankang Rubber Tire Corporation de Taiwan.

Década de 60 – Período de Grande Crescimento econômico

Em 1961 foi concluída a construção da nova sede corporativa. Em 1963 Nome da empresa japonesa é alterada para coincidir com o inglês, The Yokohama Rubber Co., Ltd. Ainda em 63 empresta da BF Goodgrich a campanha “Smileage Mark” para promover vendas de pneus da marca YOKOHAMA. Em 1964 a Planta de Shinshiro em Aichi começou operações e a fabrica de selantes compostos de borracha e resina em Nakahara.

Já em 1965 mais um produto, agora era a vez das correias transportadoras de cordão de aço da Yokohama. A companhia Joban Coal Mining Co., Ltd. foi uma das primeira a utilizar. Neste mesmo ano iniciou-se a comercialização das correia transportadora de mercadorias Unicon Belt. Em 1967 foi lançado o pneu GT SPECIAL STEEL, um pneu radial para carros de passageiros. Ainda em 67 foi lançado uma linha de mangueiras de alta pressão para usos diversos. No ano seguinte, 1968, a pistas de testes Hiratsuka Factory foi concluída. Em 1969 a Yokohama Tire Corporation estabelece uma sede de vendas de pneus nos EUA.

Década de 70 – Crescimento das Exportações

Em 1970 Adquiriu e instalou uma maquina alemã para a produção de uma correia transportadora de cabo de aço de 3,2 metros de largura na Hiratsuka Factory. Já em 1971 lançou as vendas do primeiro pneu tubeless(sem câmara) radial de aço do Japão, o GT SPECIAL STEEL.  Em 1973 estabeleceu a Yokohama Aeroquip Co. em joint venture com Aeroquip AG, com sede nos EUA. Selou um contrato de licenciamento de tecnologia de fabricação assinado com Hankook Tire Mfg. Co., Ltd. da Coréia do Sul. Tomou participações no Addis Tire Co. da Etiópia SC. Em 1974 iniciou a produção de mangueiras de alta pressão na planta de Ibaraki. Ainda em 74 começou a produzir pneus fora da estrada na fábrica de Onomichi.

Em 1975 lançou no mercado o pneu GT SPECIAL SEALEX, que quando perfurado selava automaticamente o furo. Lançou também os pneus de aço radial de caminhão e ônibus com carcaça de fibra de aramida.  Nos anos seguintes carros de Rally equipados com pneus GT SPECIAL obtiveram grandes vitorias em diversas provas. Em 1977 desenvolveu os pneus de corrida Y-801 e Y-802 para carros de turismo (Y-801 para condições secas, Y-802 para condições úmidas. Em 1978 lançou a linha ADVAN HF para automóveis de passageiros.

Década de 80 – Pneus para auto performance e Aquisição da parte da BF Goodrich na sociedade

Anos 1980 a 1984

Em 1980 firmou acordo de licenciamento de tecnologia com a PT Gajah Tunggal da Indonésia. Lançaram para vendas de dois novos pneus para automóveis de passageiros, ASPEC AX-323 e GT SPECIAL GRAND PRIX GX-501. Em 1981 a BF Goodrich Company vendeu sua participação maioritária na Yokohama Rubber Co., Ltd., para empresas japonesas. A empresas consolida a  vendas de pneus na Austrália com a subsidiária Yokohama Tire Australia Pty. Ltd. Em parceria com a Americana Boeing desenvolve o módulo de lavatório e ranque de água do Boeing 757.

Em 1983 assina um contrato de licenciamento de tecnologia com Ceat Tires of India Limited. Ainda em 63 começou a usar a marca Performance Y e tornou-se o fornecedor de pneus para o 1º Grande Prêmio F3 de Macau. Também em 63 lança equipamento de golfe PRGR (ProGear). Em 1984 fundou a Yokohama Tire (Canada) Inc. para vendas de pneus no Canadá. Lançamento de vendas da GUARDEX, um pneu studless para carros de passageiros. Lançamento de vendas da GETTAR, o primeiro pneu radial do Japão para motocicletas.

Anos 1985 a 1986

Continuando a sequencia de lançamento de produtos em 1985 coloca no mercado o INTECH 60 (SX705) para automóveis de passageiros e TY715, um pneu sem câmara para caminhões e ônibus.

Em 1986 comprou parte do capital da sul coreana l Hankook Tire Mfg. Co., Ltd. Lançou também o pneu GRAND PRIX Europe M3 e o SCIENCE 2070 para automóveis de passageiros. Já em 1987 firmou contrato de suporte técnico e de gerenciamento assinado com a Nankang Rubber Tire Corporation de Taiwan. Lançou o pneu CRITÉRIOS (CX603) para automóveis de passageiros. Ainda em 1967 a equipe ADVAN Porsche  equipada com pneus de corrida ADVAN ganhou a série Japão Endurance Championship pelo terceiro ano consecutivo.

No ano de 1988 Estabeleceu GTY Tire Company nos EUA em uma joint venture com a empresa norte-americana General Tire e Toyo Tire and Rubber Co., Ltd. Lançou o ADVAN GLOBA, pneu de passageiro com padrão de piso assimétrico. Lançou também RY038, um pneu para caminhão e ônibus com base na teoria STEM. Lançou o taco de golfe INTEST LX (apelidado de “Tarako”) e o PRGR M30 voltado para o mercado feminino.

Já em 1989 concluiu a pista de testes de pneus de inverno T * Mary em Takasu-cho, Kamikawa-gun, Hokkaido. Fundou a YH America Inc. nos EUA para montar mangueiras de pressão hidráulica automotiva.  Firmou parceria para comercializar pneus na Alemanha através da Yokohama Reifen GmbH. Adquiriu a fabricante de pneus americano The Mohawk Rubber Company. Obteve aprovação técnica do pneu de carro de passageiro de alto desempenho A008P pela Porsche. Ainda em 89 lançou o pneu AVS-T30, para veículos de passageiro de alto desempenho.

Década de 90 – Múltiplos Negócios fortalecem as operações no exterior

Anos 1990 a 1994

Em 1990 adquiriu participação no SC Kingflex Corporation de Taiwan. Lançou o pneu SY101, um pneu studless para caminhões e ônibus. O Pneu de automóveis de passageiros ADVAN A022 H1 adotado como equipamento original em modelos japoneses do Honda NSX. Em 1991 é concluído o centro integrado de P & D (RADIC) na Hiratsuka Factory. O pneu para automóveis de passageiros ASPEC AX-327 é lançado para venda. Neste mesmo ano lançou a Flex Line, uma correia transportadora cilíndrica que evita a dispersão do objeto transportado.

No ano de 1992 reformulou a filosofia básica da empresa: “Enriquecer a vida das pessoas e contribuir para a sua maior felicidade e bem-estar, devotando nossas energias sinceras e tecnologia avançada para a criação de produtos benéficos” e um slogan corporativo acompanhante, “Excelência por natureza”. A subsidiária norte-americana Yokohama Tire Corporation absorve a Mohawk Rubber Company, também uma subsidiária dos EUA, e o negócio não-pneu da Mohawk Rubber é transferido para a nova subsidiária SAS Rubber Company. Lançamento de vendas do ADVAN NEXUS, um pneu para passageiros, do STEM RY 208 para caminhões e ônibus e do ASCLE MS-011 para bicicletas de alta performance.

Em 1993 e 1994 foram lançados os pneus: GUARDEX K2, um novo modelo de pneu studless para automóveis de passageiros e  AVS EXCELEAD, um pneu de passageiro. Também foi lançada uma roda de alumínio para automóveis de passageiros a AVS VS-5. Neste mesmo ano foram desenvolvidos componentes para motores de foguete H-II e foi lançado para venda o driver PRGR DATA Wood Reverse Titanium (apelido: Black Titanium).

Anos 1995 a 1997

No ano de 1995 foi lançado o ADVAN NEOVA, um pneu de passageiro. Também foi lançado um sistema de isolamento sísmico em rolamentos de borracha em camadas. Na áreas de esportes foi lançado o driver PRGR DATA Wood Reverse SD Titanium (apelido: Titânio vermelho). Em 1996 abriu a Yokohama Tire Philippines Inc. como subsidiária de fabricação de pneus e vendas. Adquiriu todas as ações da Yokohama Aeroquip Co. e mudou o nome da empresa para Yokohama Hydex Co. Fundou a Yokohama Rubber (Tailândia) Co., Ltd., para fabricar selantes automotivos e montar mangueiras de alta pressão. Fundou a Yokohama Tire Taiwan Co., Ltd., como uma subsidiária de vendas de pneus.  Lançou o pneu GEOLANDAR A / T para camionetes off-road e o AVID S306 para automóveis de passageiros. Lançou o driver PRGR Wood Reverse Type 252 (apelido: Silver Titanium).

O ano de 1997 ficou marcado pela fundação da Yokohama Tire Vietnam Company como subsidiária de fabricação de pneus e vendas. Foi dado inicio a comercialização de dispositivos de isolamento de base para edifícios. Também foi renovada a parceria com a Boeing, foram entregues tanques de água para o Boeing 777. A correia transportadora ROCK UNICON começou a ser comercializada. Em 1998 a YH América começa a fabricação e venda de vedantes para pára-brisas. A Planta de Mishima se torna a primeira fábrica da Yokohama Rubber no Japão a receber a certificação ISO 14001. Foram lançados os pneus modelo ES01 e ES02 para automóveis de passageiros com DNA para redução do consumo de combustível. Também foi lançado o GEOLANDAR I / T para SUVs.

Ano de 1999

Em 1999 todas as plantas de borracha da Yokohama no Japão recebem certificação ISO 14001. Com o intuito de reduzir o consumo de energia a fabrica de Hiratsuka Factory introduz o sistema de cogeração de eletricidade. Foi lançado o DNA GP para carros esportivos e o GUARDEX K2 F720, um pneu studless para automóveis de passageiros.

Anos 2000 – Expansão da produção e foco na tecnologia ambiental

Anos 2000 a 2003

No ano 2000 a Yokohama emitiu seu primeiro relatório ambiental. Foram lançados os pneus  AVS Sport, automóveis de passageiros de alto desempenho e DNA dB, um pneu com baixo consumo de combustível para automóveis de passageiros.  Também foi lançado o GUARDEX K2 F721, pneu studless para automóveis de passageiros. Neste mesmo ano a Equipe TAISON, rodando em pneus ADVAN, ganhou em sua categoria a 24 horas de Le Mans.

Em 2001 fundou a Hangzhou Yokohama Tire Co., Ltd. como fabricante de pneus e empresa de vendas na China. Lançou o DNA ECOS, um pneu que contribui para o consumo de combustível eficiente para carros de passageiros. O pneu AVS Sport recebeu certificação técnica para uso no Aston Martin Vanquish.

O ano de 2002 teve vários acontecimentos. Foi instalada a planta de Shinshiro-minami em Aichi.  E foram lançados 4 novos pneus: O DNA map-RV para vans de caixa única;  o DNA map-i para carretas; o DNA dB EURO para carros de luxo de passageiros; e o Ice GUARD iG10, um pneu studless para carros de passageiros.

Em 2003 foi fundada a NV Yokohama Belgium SA como empresa de vendas de pneus. Mais um avanço foi desenvolvimento o HiTES, o sistema monitora a pressão dos pneus para caminhões e ônibus.  Neste ano ainda lançou a Ecotex, uma correia transportadora com consumo de energia eficiente.

Anos 2004 a 2006

No ano de 2004 foram abertas 3 novas subsidiarias: a Yokohama Tire Manufacturing (Tailândia) Co., Ltd., como empresa de fabricação e venda de pneus; a Yokohama Hamatite (Hangzhou) Co., Ltd., para fabricar e distribuir selantes automotivos na China; e a Yokohama Hoses & Coupling (Hangzhou) Co., Ltd., para montar mangueiras de alta pressão na China. Também foi desenvolvido um sistema de monitoramento de pressão para pneus de automóveis de passageiros o AIR watch.

O ano de 2005 foi marcado pela abertura de 5 novas subsidiarias: a Yokohama Tire Korea Co., Ltd., como uma empresa de vendas de pneus; a Yokohama Russia LLC como uma empresa de vendas de pneus; a Yokohama Europe GmbH como uma empresa de marketing de pneus na Alemanha; e a Yokohama Rubber (China) Co., Ltd., para supervisionar as operações comerciais do grupo na China. A marca ADVAN foi adotada como marca mundial e o produto ADVAN Sport V103 representou o inicio dessa exposição. O próprio ADVAN Sport V103S foi selecionado como equipamento original para o Porsche 911 Carrera 4. Também foi lançado o DNA S. drive para carros esportivos.

Em 2006 foram abertas 3 novas subsidiarias: a Yokohama Tire Sales (Shanghai) Co., Ltd., como empresa de vendas de pneus; a Shandong Yokohama Rubber Industrial Products Co., Ltd., para fabricar e vender correias transportadoras na China; e a Suzhou Yokohama Tire Co., Ltd., como uma subsidiária de fabricação de pneus e vendas na China. Também foi lançado o GEOLANDAR A / TS para SUVs. No ano de 2006 a Yokohama tornou-se fornecedor oficial de pneus para o Campeonato Mundial de Veículos de Turismo FIA (WTCC).

Anos 2007 a 2009

O ano de 2007 teve abertura de uma subsidiaria a Yvukama India Pvt. Ltd. No segmento de pneu teve o lançamento de 3 novos produtos: o ADVAN Sport ZPS, um pneu de corrida para automóveis de passageiros; o DNA dB super E-spec, com uma composição de material não petroquímico de 80%; e o ZEN 102ZE, pneu de baixo consumo de combustível para caminhões e ônibus .

Em 2008 foram abertas 4 novas subsidiarias: a Yokohama Asia Co., Ltd., como uma empresa de marketing de pneus na Tailândia; a YT Rubber Co., Ltd., uma empresa de processamento de borracha natural na Tailândia; a Yokohama Rubber Latin America Comercio Ltda. como uma empresa de marketing de pneus no Brasil; e a LLC Yokohama RPZ como empresa de fabricação e venda de pneus na Rússia. Também em 2008 foram lançados 2 novos pneus o DNA Earth-1 para carros de passageiros e o Ice GUARD TRIPLE, um pneu studless para carros de passageiros.

O ano de 2009 teve a abertura de 2 subsidiarias: a Tire Test Center of Asia na Tailândia; e a Yokohama Industrial Products Europe, GmbH, como empresa de marketing de produtos industriais na Alemanha. Foi fundada a Yokohama Tire Japan Co., Ltd., essa companhia uniu as empresas japonesas da Yokohama do segmento de vendas de pneus. Foi lançado o ADVAN NEOVA AD08 para automóveis de passageiros. Neste ano ainda foi lançado o Revestimento Avançado AIRTEX, permitindo a redução de peso dos pneus.

Anos 2010 a 2012

No ano de 2010 a Yokohama aderiu ao programa de etiquetas de pneus que indicam a resistência ao rolamento e consumo de combustível. Foi fundada a Yokohama Industrial Products Japan Co., Ltd., após fusão de empresas nacionais de vendas de produtos industriais. Ainda teve o lançamento do pneu BluEarth AE-01. Esse foi o primeiro da série BluEarth de pneus de automóveis de passageiros com eficiência de consumo de combustível.

Para 2011 a Yokohama fundou a Yokohama Industrial Products Sales – Shanghai Co., Ltd., como uma empresa de vendas de produtos industriais na China. Anunciou a construção de uma fábrica de mangueiras hidráulicas na China. Também foi fundada a Yokohama Peer Support Co., Ltd., como uma empresa que promove o emprego de pessoas com deficiência. Foi lançado o pneu BluEarth-1 AAA, um pneu para automóveis de passageiros com baixíssimo consumo de combustível. Também foi lançado o ZEN 903ZW, um pneu studless para caminhões e ônibus. O ano de 2011 fecha com chave de ouro. O carro elétrico equipado com pneus BluEarth ganha o Pike’s Peak Hill Climb nos EUA em tempo recorde.

Todas as divisões Yokohama Rubber Co., Ltd. recebem a certificação ISO 14001 em 2012. Alem disso a companhia lança duas novas linhas de pneus a GEOLANDAR SUV e a Ice GUARD 5.

Anos 2013 a 2014

Em 2013 a companhia abre 3 subsidiarias: a Yokohama Industrial Products Asia-Pacific como uma empresa de vendas de produtos industriais em Singapura; a Yokohama Tire México S. de RL de CV como empresa de vendas de pneus no México; e a Yokohama Tire Manufacturing Mississippi LLC como uma empresa de fabricação e venda de pneus. Lançou o pneu ADVAN V105 como nosso pneu emblemático global. O ADVAN V105 MO foi selecionado como equipamento original para modelos Mercedes-Benz Classe S. Na área de construção e mineração a companhia Lançou pneu grande radial de 49 polegadas.

No ano de 2014 a Yokohama assina contrato de aliança tecnológica principal com a Kumho Tire Co. Inc. da Coréia do Sul. Funda a Yokohama Industries Americas Inc. após a fusão da YH America Inc. e SAS Rubber Company. Na parte de lançamento de pneus a companhia coloca no mercado 2 novos produtos: o BluEarth AE-01F, pneu com combustível eficiente para carros de passageiros; e o BluEarth LT152R, pneu de combustível eficiente para caminhões e ônibus. Devido a auto qualidade o pneu ADVAN Sport V105 N-0 recebe certificação técnica para uso no Porsche Panamera. Caso precise de mais informações sobre pneus Yokohama consulte a First Pneus Centro Automotivo. Temos Pneus Yokohama em Curitiba e São José dos Pinhais.

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